quarta-feira, 4 de março de 2015

Patrimônio arqueológico em perigo

por Wildson Queiroz (*)
A Cidade dos Deuses, sítio arqueológico que abriga inscrições rupestres e formações rochosas no município de Alenquer, tem sofrido com a ação de vândalos, que fizeram questão de deixar “registrada” a sua passagem pelo local.
O lugar é considerado um dos principais pontos turísticos do município. Está localizado em propriedade particular, a pouco mais de 40 quilômetros do centro da cidade, mas não há controle sobre as pessoas que visitam o ambiente.
Os relatos mais antigos informam que a área foi descoberta em 1953 pelo topógrafo norte-americano Michael Douglas Blair. A população de Alenquer só passou a ter maior conhecimento sobre o local na década de 1980, quando a professora Ilka Cabral realizou excursões com estudantes do 2º grau.
Em algumas pedras, é possível identificar inscrições rupestres muito antigas. Estudos realizados pela antropóloga Edithe Pereira, do Museu Emílio Goeldi, de Belém, atestam a veracidade das inscrições milenares.
De acordo com a antropóloga, não é possível identificar com precisão o real significado das mensagens deixadas por nossos antepassados.
Por conta de sua importância histórica e turística, é necessário que tenham um maior controle sobre quem acessa o local e realizar campanhas educativas que despertem na sociedade como um todo o desejo de preservar este patrimônio natural.
— – – – – – – – – – – – – – –
* É pedagogo e reside em Alenquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário