sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

‘FRIAGEM’ MATA PEIXES EM LAGO DE ALENQUER. FENÔMENO OCORRE ANUALMENTE E DURA CERCA DE TRÊS DIAS.



Os pescadores do Lago Arapapá foram surpreendidos mais uma vez com a chegada do fenômeno que mata uma grande quantidade de peixe todos os anos, no município de Alenquer, oeste do Pará. Segundo especialistas, a “friagem”, como é denominado, ocorre quando a temperatura da água cai bruscamente. Com isso, o capim da água apodrece restando pouco oxigênio para os peixes.
Cerca de 20 famílias que sobrevivem da pesca na região do lago enfrentam dificuldades para se alimentar. “Enquanto não terminar esse período fica difícil pra nós. Vamos procurar outros meios de pescar para poder sobreviver”, diz o pescador Adenilton Bentes.
O lago fica em uma localidade central. O acesso só é possível utilizando pequenas embarcações.  No local, é possível encontrar peixes de várias espécies, entre elas: surubim e pirarará.
O fenômeno ocorre anualmente e dura cerca de três dias. “O peixe que estava no lago acaba morrendo e só no próximo ano que poderemos pescar de novo”, destaca o presidente da Colônia de Pescadores Z-28, Francisco Miranda.

POR FRAN
LAGO ARAPAPÁ-Alenquer Pa
K DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário